Viver com simplicidade

images2Quando me lembro da vida dos meus avós, bisavós e da minha infância, vejo que muitas coisas mudaram. Naquela época a vida era mais simples e as pessoas mesmo assim eram felizes. Minhas brincadeiras preferidas eram pular elástico e brincar com bonecas; meus irmãos gostavam de jogar gude e empinar arraia ou pipas (que eles mesmos confeccionavam em casa). Gostávamos também de brincar de cozinhar; fazíamos uma cabana com palhas de bananeira e ou coqueiro, arrumávamos com móveis improvisados e, para que tudo ficasse perfeito, cozinhávamos utilizando os ingredientes doados pela nossa mãe e pela mãe dos nossos vizinhos que também brincavam conosco.

Nós não possuíamos nenhum brinquedo eletrônico, não tínhamos smartphone, celular nem nenhum tipo de acessórios que já conquistou um espaço cativo em nossa vida e na vida de muitas pessoas e, mesmo assim éramos felizes. Desfrutávamos cada momento com o pouco que tínhamos. Sinto saudade daquela época, sinto saudade da minha infância.

Hoje o mundo mudou, e nós juntamente com ele. Mas, até que ponto mudamos? Será que os nossos valores também mudaram? Seríamos capazes de sobreviver sem toda essa enxurrada de informações e tecnologia que nos embriagam todos os dias? Até que ponto somos dependente de tudo isso? Naturalmente muitas coisas mudaram para facilitar a nossa vida, outras para nos aprisionar se não usarmos com discernimento. Se não tivermos consciência do uso de todas essas tecnologias nos tornaremos escravos delas.

Será que precisamos realmente de realmente de todas essas coisas? Ou seria possível ao ser humano viver apenas com alimento, vestuário, habitação e combustível? Essas quatro necessidades básicas podem nos abençoar espiritualmente através de um estilo de vida simples. Vejamos como:

1.Alimento é a primeira necessidade do ser humano, portanto tudo que ingerimos irá nos ajudar de modo positivo ou negativo, ou seja irá ou não nos abençoar física e espiritualmente e isso nós é quem decidimos no momento que escolhemos o que comer. Você é, o que você come. Você concorda com esta afirmação? Quando olhamos para nosso corpo podemos concordar ou discordar com essa afirmação. Qual é o seu caso?

Sabemos quais alimentos e substâncias são benéficos ou não para o nosso corpo e mesmo os benéficos podem se transformarem em maléficos se consumidos em demasiado. Qualquer tipo de substância química ou droga usada para produzir uma falsa e temporária sensação de prazer destruirá seu bem-estar físico, mental e espiritual. Dentre essas substâncias estão as drogas ilícitas, medicamentos usados com exagero e produtos químicos domésticos.

Não devemos prejudicar nosso corpo mortal, pois ele é um templo de Deus portanto, devemos cuidá-lo como tal (1° Coríntios 3:17).

 2.Vestimenta é outra necessidade primária do ser humano. Um modo simples e recatado de se vestir faz parte de uma vida simples que proporciona bênçãos materiais e espirituais.

O modo pelo qual nos vestimos e a nossa aparência funcionam como um ímã portanto, quando você escolher uma roupa para vestir, pense no que você deseja atrair para você e como você deseja ser vista pelos outros. Quando nos vestimos com recato convidamos o espírito do SENHOR para nos acompanhar onde quer que estejamos e a ser um escudo e proteção para nós.

Nos dias atuais, tendências e modas promovem extremamente a exibição e exposição do corpo feminino dificultando muitas vezes a aquisição de roupas recatadas, no entanto, não devemos rebaixar nossos valores aderindo a essas tendências e moda. O recato no vestir expressa respeito próprio, respeito ao próximo e ao nosso Criador; expressa humildade, decência e decoro.

3.Habitação própria tornou-se um desafio para muitos, por isso devemos ser gratos ao Pai Celestial por termos um teto abaixo das nossas cabeças. Se a conquista de uma habitação própria ainda faz parte de seus planos pense em apenas adquiri-la. Não importa o tamanho ou a localização, sua renda irá determinar o tipo de casa que você poderá comprar; você não precisa possuir uma casa maior ou mais bonita que a casa do seu vizinho.

A melhor maneira de obter o que se deseja é criando prioridades; se sua prioridade no momento é adquirir uma casa então todos os seus outros desejos deverão permanecer em outra posição em sua lista. Evite fazer dívidas, não gaste mais do que você ganha, economize. Há coisas em nossas vidas que requer mais esforço e determinação. Mudanças de pequenos hábitos podem fazer muita diferença; adiar uma simples ida ao cinema significa uma quantia a mais em sua conta para realização do seu sonho. Aprenda a administrar a sua vida financeira, identifique suas prioridades e trabalhe em cima delas, pois uma pessoa que administra bem sua vida não paga juros, ela os recebem.

4.Combustível é a quarta e última necessidade do ser humano para se ter uma vida simples. Não falarei de nenhum combustível do qual pode ser adquirido em qualquer esquina. O combustível a que me refiro é o espiritual.

O SENHOR  tem um plano na vida de cada um de nós que nos ajudará a um dia retornarmos à sua presença no entanto, precisamos de combustível espiritual. Devemos ser como as cinco virgens sábias que se prepararam para encontrar o noivo (Mateus 25:6-10).

Para mantermo-nos sempre com combustível espiritual suficiente devemos conhecer o plano de salvação eterno de Deus, do qual fazemos parte e receberemos as bênçãos prometidas se vivermos dignamente e e formos obedientes aos ensinamentos do SENHOR.

Viver com simplicidade parece, mas não é algo fácil em meio a tantas influências, mas é possível. A única maneira de nos aliviar do estresse da vida e viver com simplicidade é seguir os mandamentos do SENHOR e seus conselhos. Que sejamos dignos de ter a companhia do Espírito Santo, que sigamos com olhos e coração abertos, preparados espiritualmente para cumprir o nosso propósito dessa jornada mortal e que possamos um dia voltar à presença do nosso Pai Celestial.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.