Silicone e surfactante?

FragezeichenFrauFrageZweifelDe olho em seus cosméticos 1

Nem tudo que parece é. Esta é uma frase muito conhecida que podemos aplicar para os nossos cosméticos. Nem todos os cosméticos que prometem milagres e resultados  rápidos são bons para a nossa saúde se avaliarmos o seu uso a longo prazo.

Um vilão dos cosméticos é também o sulfato (lauril sulfato de sódio), um dos sufarctantes mais agressivo para os cabelos e pele. No entanto, não somente este nos prejudica. Várias outras composições químicas podem e causam danos à nossa saúde.

Os surfactantes

Se você não sabia, hoje ficará sabendo que surfactantes são compostos químicos usados  para desenvolver fórmulas em diversos setores industriais. Os surfactantes são utilizados para fabricação de produtos de limpeza, de higiene pessoal, cosméticos e também para tratamento de metal, extração de petróleo, limpeza industrial etc. O sulfato de sódio ou lauril sulfato de sódio é o mais conhecido na cosmética no entanto, há vários outros. Como já explicado aqui, o surfactante em questão prejudica os cabelos com o uso contínuo mas, para a nossa salvação há versões menos agressivas e, para o bem dos nossos cabelos e da nossa pele é por essas que devemos optar. A lista segue:

Surfactantes prejudiciais:

Sodium Lauryl Ether Sulfate

Laurel Éter Sulfato de amônio

Lauril Éter Sulfato de sódio

Lauril sulfato de sódio

Sodium lauryl sulfate e suas versões modificadas:

Sodium laureth sulfate

Ammonium lauryl sulfate ou ammonium laureth sulfate

Surfactantes menos agressivos:

Dissodium Laureth Sulfosuccinate,

Sodium Lauroyl Sarcosinate,

Lauryl Glucoside.

sodium myreth sulfate

sodium C14-16 olefin sulfonate

sodium coco sulfate

Nonilfenóis Etoxilados

Álcoois Graxos Etoxilados

Propoxilados ou Surfatados

Monoetanolamina Ácido Graxo de Coco Etoxilado.

Surfactantes neutro

Os surfactantes neutros prometem grande quantidade de espuma, no entanto não retira em demasiado a gordura dos cabelos nem irrita a pele, por isso tem fórmulas mais suaves e são conhecidos como surfactantes anfóteros. São eles:

Sorbitol

decyl glucoside

laureth 4-20

decyl polyglucose

Cocamidopropyl Betaine

Cocobetaine

Lauroamphoacetate

Eu ainda não acabei, além dos surfactantes, existem também outras composições químicas prejudiciais à saúde das nossas madeixas e à saúde do nosso corpo. Então vamos lá…

Silicone

A utilização de silicone em cosméticos hoje é frequente. O uso do mesmo promete cabelos macios, sedosos e com balanço. Mas, aí é que mora o perigo. Que o silicone pode deixar os nossos cabelos como prometido não há dúvida. O problema é o depois, com o uso contínuo. Portanto, o que precisamos saber é que tipo de silicone não irá prejudicar nossos cabelos e se realmente vale a pena usar cosméticos com sua presença.

No mercado há vários tipos de silicone utilizados na fabricação de cosméticos. Alguns têm o poder de criar uma película de proteção, resistente a água que envolve os fios dos cabelos. Outros tipos criam uma película na pele que ajuda a prolongar o tempo da maquiagem, de cremes e de protetores aplicados sobre a pele.

Agora vamos o que interessa. Os silicones não solúveis em água devem ser evitados. Por não ser retirado facilmente com água ele dificulta a limpeza dos fios acumulando toda a sujeira gradativamente, ou seja, seu cabelo nunca estará totalmente limpo se você usar esse tipo de silicone e sua pele também, ou você precisará de um xampu ou sabonete mais agressivo para retirá-lo. Então os cabelos vão ficando pesados, sem brilho e sem vida devido ao acumulo de substâncias prejudiciais à saúde dos mesmos. Na pele poderá surgir acne e outras irritações cutâneas devido a esse acumulo de impurezas. O ideal é não usar cosméticos com silicone e se usar dar preferência aos solúveis em água, que sejam retirados com facilidade a cada lavagem.

Como identificar os silicones

Bem, há um modo de identificar todos os silicones, sem precisar memorizar uma lista imensa de nomes. Basta identificar a terminação conol, xane, col ou cone em seus nomes. Tudo bem, agora você já sabe reconhecer os silicones, mas quais são os ruins e os menos ruins?

Essa é outra etapa. Para simplificar saiba que todos que têm a sigla “PEG” ou PPG são silicones solúveis em água, portanto podem ser usados sem risco de acumular substâncias e resíduos em seus cabelos. No entanto, estes e seus derivados ainda pertencem a pautas de discursões. Segundo pesquisas o PEG pode causar dermatite alérgica de contato. Tecnicamente os PEG e PPG são denominados polietilenoglicol e polisorbato.

Em 2006 a presença de PEG na cera depilatória desencadeou uma epidemia de dermatite alérgica de contato na Bélgica e na França.

Os produtos que contêm o PEG podem estar contaminados com substâncias prejudiciais ao ser humano. Essas substâncias podem ser: óxido de etileno, compostos aromáticos, dioxana e metais tóxicos como níquel, arsênio, colbato e cádimo, dependendo do fabricante.

Há ainda discursões em relação à influência do silicone na doença de Alzheimer.

Solúveis em água (menos ruins).

Dimethicone Copolyol

Lauryl methicone copolyol

Trideceth 12 ou 6

Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane

Não solúveis em água (devem ser evitados)

Trimethylsilylamodimethicone

Amodimethicone

Cyclomethicone

Cyclopentasiloxane

Cetearyl Methicone

Cetyl Dimethicone

Dimethicone

Dimethiconol

Stearyl Dimethicone

Methicone

Ciclo

Simethicone

Polydimethylsiloxane

Phenyl Trimethicone

Trimethicone

Ciclomethicone

Dimethylpolysiloxane

Esse assunto é muito extenso, ainda tenho muita coisa para escrever, mas resolvi parar por aqui se não isso se transformará em um jornal, mas prometo que farei outro post para falar sobre outras substâncias. Ufa!

O importante é cuidar dos nossos cabelos e da nossa beleza sem descuidar da nossa saúde. Como meu pai sempre dizia: “Os cabelos são a moldura do rosto”, e ele tinha razão. Um cabelo bem cuidado faz enorme diferença em nossa aparência.

Com tantos pros e contras, a meu ver, o melhor seria evitar cosméticos com as substâncias em questão. É melhor não correr o risco e ainda ter que pagar por isso. Dê preferência a produtos não nocivos e que realmente possam proporcionar resultados também a longo prazo. Você é responsável por suas escolhas.

E vamos cuidar das nossas madeixas gente, é melhor do que ficar careca ou ter que usar peruca. 😉

 

 

 

 

Se estas informações foram úteis para você compartilhe e deixe seu comentário.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *