De origem africana, o quiabo é um fruto longo, com formato cilíndrico e de coloração esverdeada, cujo nome científico é Abelmoschus esculentus. É cultivado em várias regiões tropicais, subtropicais e regiões temperadas do mundo. Esta planta, possui caule semi lenhoso, folhas verdes grandes, flores hermafroditas amarelas e pode atingir cerca de três metros de altura.
Nutriente e benefícios
Presente na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos baianos e mineiros, o quiabo é apreciado na culinária de várias culturas do mundo. O quiabo chama atenção no quesito nutrição por fornecer vários nutrientes importantíssimos à saúde. Ele é rico em vitamina A, de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral; vitamina C; B1 (Tiamina), que é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso; B2 (Riboflavina), importante para o crescimento principalmente na adolescência, além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para o sangue e formação dos ossos e dentes. O quiabo contém ainda fibra e proteínas.
Propriedades curativas
De acordo com diversas literaturas e vários estudos científicos o quiabo é um alimento que além de conter todos os nutrientes já citados, ele também é conhecido por conter propriedades medicinais como:
- Anti úlceras
- Anticancerígenos
- Anti-helmíntico
- Demulcente
- Redutor de ataques cardíacos
- Anti-inflamatório
- Redutor do colesterol
- Calmante intestinal, estomacal e dos rins
- Neutralizados de ácidos
- Lubrificante do trato intestinal
- Auxilia na melhora de queimaduras
- Acalma psoríase
- Vermífugo
- Anti parasitário
O quiabo fortalece os cabelos e evita o aparecimento de pontas duplas. A combinação de todas as vitaminas que o quiabo possui além dos oligoelementos como: cobre, silício e magnésio contribuem para o fortalecimento dos fios deixando-os mais resistentes e nutridos.