Tomate na saúde e na doença

0003156523SS-849x565O tomate é uma fruta ou um legume? O que você acha? Pois é, as opiniões ainda divergem muito. Popularmente ainda não há um consenso. Alguns acham que é uma fruta, outros acham que é um legume e eu penso ser uma fruta. E você, o que acha? Fruta ou legume?

Características

O tomate é da família das solanácias, a mesma do pimentão, berinjela e da batata. É riquíssimo em nutrientes  como a vitamina A que é para visão e imunidade; vitamina C que ajuda na cicatrização e no nível de estresse e aumenta a imunidade contra resfriados e outras infecções; potássio que controla câimbras e pressão, magnésio que traz relaxamento muscular, cálcio bom para ossos e dentes, ácido fólico que previne má formação do tubo neural do feto e o melhor, o tomate contém antioxidantes para nossa saúde. O tomate é rico em licopeno que é um antioxidante que talvez você já tenha ouvido falar. A composição do tomate é basicamente água e por possuir baixo valor calórico, em média 14 calorias a cada 100gr ele é bastante indicado em dietas nutricionais.

Tomate na prevenção de câncer

Vários estudos comprovam que o licopeno ajuda na prevenção de câncer de pulmão e próstata. O licopeno ajuda também a prevenir problemas cardiovasculares, diminuir o colesterol e evitar que a gordura circulante oxide e aumente o risco de aterosclerose. E para diminuir o risco de câncer de próstata em até 20%, o tomate deve ser consumido pelo menos quatro vezes por semana. Quando consumido em forma de extrato, polpa ou molho, consegue-se quantidades maiores de licopeno para o organismo; com o aquecimento e adição de algum óleo extra virgem consegue-se deixar esse licopeno mais bio disponível para suas células, garantindo a sua eficiência para realmente prevenir o câncer.

Benefícios do tomate:

O tomate ainda nos oferece vários outros benefícios como:

  • Estimula as enzimas
  • Previne a coagulação sanguínea
  •  Anti cancerígeno porque inibe as enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas.
  • Como possui ferro previne e cura anemia, fraqueza, palidez
  • O fósforo contido aumenta a resistência física.
  • Age sobre os ossos, distúrbios nervosos, stress e problemas de obesidade
  • Fortalece o cérebro auxiliando no aprendizado.

Curiosidade

Quanto mais maduro, mais caroteno (substância que dar cor vermelha), que é a característica do licopeno. Todos esses nutrientes são encontrados com maior concentração quando o tomate estiver maduro, ou seja, quanto mais maduro melhor. Na casca encontramos maior concentração de oxidantes não somente do licopeno como também a luteína, que ajuda a saúde do olhos e a prevenir a degeneração ocular.

Evite guardar seus tomates ou qualquer alimento que contenha tomates em embalagens plásticas pois, segundo estudos, a acidez do tomate pode absorver as substâncias do plástico e trazer para o alimento, prejudicando a nossa saúde. Evite também consumir o tomate juntamente com alimentos ricos em cálcio, pois a absorção dos seus nutrientes pode ser comprometida e evite o seu consumo quando ainda estiverem verdes pois, é contra indicado para os rins.

Então, depois de descobrir tantos benefícios do tomate, o que você está esperando para ir preparar aquela salada suculenta e um molho delicioso ? E viva o tomate minha gente!

1 thought on “Tomate na saúde e na doença”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *