Dez dicas para ter os cabelos sempre bonitos
Lavar os cabelos com frequência, pinturas e secador agride nossos cabelos e com o tempo prejudica a estrutura saudável dos fios. A aparência dos nossos cabelos não se deve atribuir apenas aos cuidados externo. Diversos fatores interno influenciam também na saúde e aparência das nossas madeixas. O nosso estado de saúde de modo geral pode também comprometer a beleza dos nossos cabelos bem como problemas hormonais, psicológicos e vários outros, por isso é importante uma ação conjunta para o equilíbrio da saúde e do bem-estar.
Diante de tantas influências não é novidade que tantas pessoas tenham diversos problemas com seus cabelos. A lista de problemas capilares é enorme: ou se tem cabelos oleosos, ou muitos secos; há cabelos frágeis, outros são quebradiços, sem brilho, com queda constante e caspa enfim, diversos problemas capilares perseguem e atormentam muitas pessoas e talvez, um desses citados seja exatamente o seu problema.
Cabelos bonitos, bem tratados, com brilho e saudável requer cuidados constantes, adequado para cada tipo de cabelo e problema. É indispensável portanto, reconhecer a sua problemática e do que o seu cabelo precisa no momento, cuidados inadequados podem parecer não funcionar em seus cabelos, no entanto isso significa que seus cabelos não precisa disso no momentos e sim daquilo. Por exemplo: se seus cabelos precisam de hidratação e você os oferece nutrição eles não irão responder ao tratamento, entende?
Protetor solar, hidratação, nutrição, umectação, um bom enxágue, massagem no couro cabeludo bem como um pentear cuidadoso são cuidados indispensáveis para o crescimento saudável dos cabelos.
Para que você recupere seus cabelos e cuide deles sem agredi-los eu fiz uma listas com algumas ações que ajudará você a ficar de bem com seus cabelos:
- Use um xampu adequado para seus cabelos: Tente sempre lavar seus cabelos com o xampu indicado para o seu tipo de cabelo e dê preferência a xampu sem sulfato e que tenha o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), principalmente se você faz tratamento químico como relaxamentos, progressivas, tinturas, luzes, etc. ou então use um xampu neutro. No entanto, se seus cabelos estiverem pedindo “socorro” o xampu neutro não é o mais recomendável.
Os xampus comuns são mais agressivos devido a sua composição química com Lauril sulfato de sódio que retira a gordura dos fios profundamente e, com o tempo modifica a estrutura dos fios. Se você usar um xampu não indicado para o seu tipo de cabelo, com certeza adquirirá um problema que não tem ou aumentará a intensidade do que já possui.
Para quem usa produtos químicos e cremes constantemente é importante usar um xampu de limpeza profunda duas vezes por mês, no entanto para as que já têm cabelos ressecados o xampu de limpeza profunda pode intensificar o ressecamento. O ideal é fazer a limpeza profunda com bicarbonato de sódio. Veja Receita.
- Use sempre um condicionador: A função do condicionador é hidratar e anular a tensão eletrostática dos fios e fechar as cutículas abertas durante a lavagem com o xampu, é por isso que temos mais dificuldade de pentear os cabelos após o uso do xampu portanto, se você abrir mão de um condicionador isso significa que suas cutículas continuarão abertas e isso irá contribuir para seus cabelos ficarem porosos e quebradiços. Atente no entanto, para o tipo do condicionador, ele deve ser adequado para o seu tipo de cabelo, sendo assim você não correrá o risco de sanar um problema e adquirir outro, já que há cabelos que ressecam somente nas pontas, outros só na raiz e vice-versa. Leia sempre o rótulo dos produtos que você usa e verifique se este atende as características dos seus cabelos e às suas necessidades.
- Não lave os cabelos com água quente: a água quente remove a gordura que reveste o fio e deixa os cabelos sedosos, promove a produção de sebo o que pode causar oleosidade e caspa e ainda abre as cutículas deixando-os expostos a todos os agente que contribuem com o ressecamento dos fios.
- Não prenda os cabelos molhados: prender os cabelos molhados além de contribuir para a quebra e queda dos fios pode provocar o surgimento de fungos, e consequentemente problemas no couro cabeludo. Uma alternativa é lavar os cabelos quando não for sair ou algumas horas antes e deixar os cabelos secar naturalmente.
- Faça máscaras de hidratação em casa: a hidratação é indispensável para quem deseja ter cabelos bem cuidados e bonitos. A hidratação recupera o brilho, maciez, elasticidade e a saúde dos cabelos. É recomendável que se faça pelo menos duas hidratações por semana se seus cabelos estiverem ressecados.
Faça uma alternância entre as máscaras compradas prontas e as que você mesma pode fazer em casa com frutas e ingredientes que você tem em sua cozinha. As hidratações caseiras são eficientes e ajudam muito, principalmente por serem feitas com produtos totalmente livres de químicas e por manter as vitaminas dos ingredientes em seu estado natural. Vale a pena apostar nessa alternativa.
- Use protetor solar: Não somente a nossa pele precisa de cuidado e proteção contra os raios ultravioletas, os nossos cabelos também merecem está atenção. Hoje já existem vários produtos no mercado e você poderá optar pelo que mais se adequa às características dos seus cabelos. O sol, queima e desbota os cabelos, portanto vamos protegê-los com o uso de protetor solar para cabelos.
- Retire todo resíduo de creme: os cremes de hidratação e condicionadores não foram feitos para ficarem nos cabelos após a lavagem, portanto não caia no erro de pensar que deixar um pouco do produto nos cabelos irá solucionar seu problema. Os condicionadores e hidratações são pesados e só irá deixar os cabelos gordurosos e provocar caspa e ou seborreia. Há cremes específicos sem enxágue que hidrata os cabelos e deixa-os com a com brilho e maciez. São os chamados leave in, e esses pode-se deixar nos cabelos sem medo de errar.
- Diminua ou elimine o uso do secador: o uso frequente de secador danifica e resseca os fios. É bem provável que alguma de vocês já tenha vivido essa experiência portanto, não há necessidade de nenhuma comprovação científica dos danos que o uso do secador pode causar aos cabelos. Além de ressecar os fios pode provocar a produção de sebo e causar seborreia.
- Mude seus hábitos alimentares: Você é o que você come. Você já ouviu isso em algum lugar? Pois é, nossa alimentação tem um papel muito importante para o fortalecimento e estimulação do crescimento dos fios. Verifique o que você come e dê preferência aos alimentos que podem te ajudar nessa batalha.
Invista em alimentos ricos em vitamina A, B, C e do complexo B, minerais como: zinco, selênio, cálcio, silício e ferro, grãos integrais e proteínas. Todos esses nutrientes são comumente utilizados na fabricação de cosméticos, mas podemos potencializar os seus efeitos em nosso organismo se ingeridos através dos alimentos.
- Elimine o consumo de álcool e fumo: Não é nenhuma novidade a comprovação de que o consumo de álcool bem como o tabagismo produz radicais livres em nosso organismos afetando a nossa saúde de diversas formas. Os radicais livres inflamam alguns tecidos do nosso corpo inclusive os da pele e do couro cabeludo o que contribui com a queda de cabelos. A ingestão de bebidas alcoólicas exige do corpo mais esforço para metabolizar o etanol e esse desgaste do metabolismo é um dos fatores que provocam a queda de cabelos.