O mês de dezembro é um mês de muitas expectativas. As comemorações e a chegada do fim de ano deixam muitos atarefados, estressados e outros ficam pensativos, mais amorosos e mais humanos.
Boas festas, feliz natal, feliz ano novo é o que todos desejam para si e para o próximo.
O Natal é uma festa de família é o momento daquele encontro que durante todo ano não foi possível. O Natal também é uma festa em que celebramos o aniversário de Jesus Cristo. No entanto, essa festa já virou um evento corriqueiro e quase sem significado. Muitos nem sabem ou não tem interesse em saber o que estão comemorando e fazem apenas porque todos o fazem, porque todos celebram o Natal.
O Natal virou uma festa comercial e com o passar dos anos vem tomando o lugar do verdadeiro sentido dessa festa. As ruas recebem iluminação especiais, as casas são decoradas… as expectativas são grande para a chegada do Natal. Apesar de não desejarmos tantos compromissos acabamos por nos encontrarmos com a agenda atolada, cheia de tarefas a serem realizadas antes do natal e para o natal.
O tão esperado dia chega e todos se preparam para a festa; roupas novas, maquiagens, joias, novos penteados ou um novo corte de cabelos, mesa farta, enfim… a festa tinha tudo para ser perfeita se você não tivesse esquecido de convidar o aniversariante do dia, mas você nem percebe e toca a festa a frente. Muitos comes e bebes, trocas de presentes (tudo muito esmerado), risos e grande alegria.
Tudo muito belo, depois dos presentes abertos, depois dos comes e bebes e de toda comemoração o que permanece?
O presença especial da festa não foi convidada, não compareceu, você não se lembrou de o convidar. Você festejou o aniversário de Jesus, mas não o convidou para compartilhar de toda alegria e festejo… A festa chega ao fim… toda beleza, enfeites, decoração, roupas , joias, tudo precisa ser guardado e o que realmente permanece?
A verdadeira beleza do Natal é o que deve permanecer, o significado real do Natal e a alegria de saber que temos um Salvador e Redentor. Saber que podemos comemorar o Seu aniversário todos os dias do ano com pequenas ações; sim, podemos celebrar o aniversário de Jesus Cristo quando doamos amor ao próximo, quando vivemos o seu evangelho e somos fiéis aos seus mandamentos; sim podemos comemorar o aniversário de Jesus Cristo quando estamos a serviço Dele. Não apenas dia 25 de dezembro pode ser natal, mas todos os dias do ano.
O ano porém ainda não acabou, ainda faltam alguns dias para dezembro terminar, então começam os planos para um ano novo… metas, desejos a serem realizados precisam serem planejados de modo a serem realizáveis. O quê e quando são as palavras mais usados nessa fase. O quê se deseja e quando se deve alcançar. Um momento… falta uma palavra muito importante: como, como devo trabalhar para alcançar meus objetivos e realizar meus sonhos? É preciso também desejar feliz ano novo para todas as pessoas que eu conheço, amigos e parentes.
Tudo muito bom até aqui, mas você não deve esquecer de antes desse planejamento material, antes de você desejar um feliz ano novo para todos você deve desejar um feliz ano novo para você mesmo(a), você deve fazer uma auto avaliação como ser humano, filho(a), cônjuge, mãe, pai, amigo(a)… primeiro pense o que pode ser melhorado em você, depois pense no que deve melhorar em sua casa, seu trabalho, enfim, você deve em primeiro lugar estar de bem consigo mesmo, você deve estar feliz, pois nenhuma aquisição material poderá preencher um coração vazio. A alegria que o mundo nos oferece são passageiras, mas a felicidade que podemos achar em Jesus Cristo, sim, essa felicidade é eterna e ninguém poderá nos tirar, nenhuma traça poderá corroer e nenhum ladrão roubar. Busque primeiro a felicidade de ser filho(a) de um Pai Celestial que te ama incondicionalmente, busque a felicidade de poder servir a um deus que nunca, nunca te desampara, que é fiel e que está sempre ao nosso lado mesmo quando você erra e ou fracassa.
Quantas pessoas você ajudou nesse ano e quantas você poderá ajudar no ano vindouro? Quão amigo(a), filho(a), esposo(a) você foi? Quão intenso você demonstrou amor ao próximo? Quão paciente e tolerante você foi? Você conseguiu perdoar?
Depois dessa auto avaliação veja no que você pode melhorar, aí então pense nas conquistas materiais. Eu posso afirmar que todas as coisas se tornam fáceis e é uma consequência de nossas ações quando temos o desejo e somos fieis e honestos. Somos todos os dias abençoados, todos os dias somos presenteados pelo nosso Pai Celestial.
Deveríamos ser capazes de fazermos esta auto avaliação constantemente, não somente ao findar do ano, se assim fosse, seríamos mais eficazes e atuantes em doar amor ao próximo e com certeza cometeríamos menos erros.
Mais um detalhe importantíssimo; Depois de tantos planos, metas e auto avaliação não esqueça de colocar Jesus Cristo como a rocha de sua vida, pois assim sendo mesmo que a terra e o inferno se unam contra você eles não prevalecerão e nada poderá te abalar, pois Ele(Jesus Cristo) sempre estará contigo e todas as coisas se cumprirão e todos os seus desejos justos se realizarão.
Eu desejo que em 2014 e sempre…
Que você tenha um desejo constante de ser uma pessoa melhor e possa com sua luz levar alegria e amor ao próximo;
Que você possa se auto avaliar constantemente e fazer progresso contínuo;
Que você seja honesto(a) consigo mesmo(a) e não tente camuflar seus problemas com ações paliativas;
Que você tenha coragem suficiente para se desgarrar de tudo que não te eleva nem te enobrece;
Que você tenha sabedoria para fazer mudanças com coerência;
Que você tenha determinação para alcançar seus objetivos e metas mesmo quando em alguns trechos da sua caminhada você encontrar problemas e empecilhos;
Que você tenha muita saúde e cuide do seu corpo como um templo, presente divino do nosso Pai Celestial;
Que a paz reine em seu lar e aonde quer que você vá;
Que Jesus Cristo seja uma luz em sua vida e que você esteja preparado(a) para ser recebido(a) pela mão quando Ele retornar.
Feliz Ano Novo!
Feliz 2014!
Feliz sempre!!!